CACHOEIRA SERRANO - PIRAPUTANGA

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A MÍDIA E A REALIDADE

Matéria veiculada no Correio do Estado de 09/06/2011
Rio Aquidauana será limpo no próximo sábado‏

Será realizada no sábado (11), a limpeza do Rio Aquidauana no trecho Ponte Nova/Ponte Velha. O evento é uma parceira do Instituto Arara Azul, por meio do projeto Arte de Fazer e Reciclar  em parceria com o IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul que promove o projeto Rio Vivo, Rio Limpo, que tem como objetivo conscientizar estudantes e a sociedade para a preservação do meio ambiente.
O Projeto Arte de Fazer e Reciclar que é patrocinado pelo programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, também firmou parceria com o CPP – Centro de Pesquisas do Pantanal e UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, para realizar a oficina de reaproveitamento de retalhos de couro bovino, com o objetivo de dar continuidade ao projeto de valorização da cultura pantaneira.
As oficinas serão realizadas na antiga Escola Modelo de Aquidauana em frente à Praça dos Estudantes. Serão produzidas bolsas de couro, carteiras, chaveiros, entre outros artesanatos. As oficinas terão inicio a partir do dia 13 de junho de 2011.

Já que o tema é a limpeza do Rio Aquidauana




A Associação Beneficiente Missionária Ebenezer – SOME possui um abrigo para crianças desamparadas a 100 metros da Praianha de Anastácio, na mesma margem rio acima, justamente o local onde será realizado esse espalhafatoso evento. Este imóvel sofreu avarias em algumas instalações por ficar completamente submerso na última grande enchente do Rio.
A fossa séptica que recebe o esgoto dos banheiros não mais funciona, razão pela qual, obrigatoriamente TODOS OS DEJETOS ali descartados estão sendo despejados in natura no Rio Aquidauana.
Ou seja, os ambientalistas, professores e alunos universitários, atletas, funcionários públicos, autoridades, militares que participarem deste evento, não se esqueçam que, ao pisar nas águas da Prainha de Anastácio estarão em contato direto com o cocô fresquinho das quase 30 crianças amparadas pela SOME.
Uma ótima oportunidade para a Prefeitura de Anastácio se comprometer publicamente em reconstruir o sistema de fossa daquele abrigo, onde muita propaganda política inócua tem sido vinculada ao poder público e que não vai custar mais que R$800,00.
Aguardaremos a efetivação desta medida de interesse público e estaremos mapeando e fotografando TODOS os esgotos que atualmente deságuam diretamente no Rio Aquidauana, inclusive no Porto onde a Associação de Canoagem realiza seus treinos diários.
Vamos evitar que a ecologia e a proteção ao meio ambiente sejam apenas bandeiras demagógicas da política partidária.
Valtemir

Nenhum comentário:

Postar um comentário