CACHOEIRA SERRANO - PIRAPUTANGA

sábado, 4 de junho de 2011

HISTÓRICO

O esporte da canoagem surgiu em Aquidauana em 1987, quando Anelise Godoy, uma das idealizadoras da prova “Santa Delfina”, organizou esse evento, que teve muita aceitação pelo público.
Aquidauana não possuía representantes com um nível mínimo para competir naquele evento com os atletas de Campo Grande e outras cidades que aqui compareceram. Ficamos limitados a aventureiros e principiantes, muitos que emprestaram caiaques para acompanhar aquela prova de forma precária, sem nenhum nível técnico nem material adequado.
A presença de canoístas de fora, até então desconhecidos, com seus materiais coloridos despertou a curiosidade de jovens aquidauanenses que tinham pouca ou nenhuma opção para lazer ou esportes radicais. Aqueles ilustres visitantes não sabiam, mas sua simples presença serviu de incentivo para iniciarmos uma história, que graças a personagens como Roberto Giroto (atual Presidente da Associação local) a atual geração de jovens aquidauanenses usufruem dos benefícios deste esporte, 24 anos após sua descoberta. E vamos contar, com fatos e fotos porque.
Logo após aquele primeiro Santa Delfina, iniciamos a busca para aquisição de caiaques competitivos e material mínimo de segurança pois não existiam coletes, saias e capacetes no mercado. Não existia internet, nem contato com fabricantes especializados. 
Iniciamos um trabalho de porta em porta, pedindo contribuição para aquisição desse material e ajuda para participarmos de eventos do gênero, já agendados pela Associação de Canoagem de Campo Grande, nossos primeiros inspiradores.
Carlos Sugui, proprietário do Café Real, Artur Viana da Panificadora Viana e Luiz Brum, da distribuidora da Brahma de Aquidauana, foram alguns dos nossos principais patrocinadores nos anos de 1988. Nesse ano adquirimos caiaques, coletes e remos novos, diretamente dos fabricantes. Participamos de TODAS as provas do calendário estadual e conquistamos os primeiros campeonatos estaduais nas três categorias: 4.5, turismo e wave, já em 88 e em 89. Fundamos a Federação estadual de canoagem que posteriormente deu origem a Confederação Nacional, até hoje em atividade, atualmente enviando atletas para olimpíadas sob o comando do atual Presidente João Tomasini Schewertner, que inclusive já freqüentava as provas de Aquidauana naquela época.
Nos anos seguintes a Associação de Canoagem de Aquidauana esteve presente nos Rallyes de Bonito, etapas de Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, Corumbá, Dourados, Campo Grande. No Sul Americano de Canoagem que aconteceu em Córdoba, na Argentina, viagem patrocinada por Hélio’s Vídeo de Campo Grande. Iniciamos um mapeamento de alguns percursos dos Rios locais, finalizando com êxito uma expedição de Aquidauana até o Passo da Lontra, atravessando o Pantanal num trajeto de 5 dias. Elaboramos um mapa (carta topográfica) com os trechos cronometrados do Rio em todos esses percursos, com Fazendas e pesqueiros existentes na época. Não existiam internet nem telefonia celular e expedições de reconhecimento eram aventuras sem qualquer segurança nem comunicação.
Em sequencia a esse período Roberto Giroto assumiu o comando da Associação de Canoagem, até esta data, dando início a um projeto de escolinha de iniciação para crianças carentes no parque municipal da Lagoa Comprida. Um projeto que teve início com verbas Federais e hoje é precariamente mantido pela Prefeitura Municipal. O material está sucateado e defasado, mas graças a obstinação do atual Presidente da Associação, o projeto não foi abandonado.
Dessa escolinha surgiram alguns talentos, como por exemplo Leandro Lúcio, o Pelezinho, que está figurando atualmente como um “garoto propaganda” desse projeto, participando de vários eventos nacionais e contando com o apoio da iniciativa privada como Kioski informática e Doceria Mineira. Informaremos no setor de parcerias nesse blog a participação destas empresas.
Pretendemos com isso, chamar a atenção de outras empresas para a importância de adotar atletas dessa faixa etária (abaixo de 18 anos), com alimentação adequada para a rotina de treinos, cursos de informática e outros incentivos para afastar os jovens do ócio, ambientes e influencias nocivas.
Enaltecemos aqui a participação da iniciativa privada – empresários e comerciantes – que foram o início de tudo. Comparativamente, o setor público que possui muito mais recursos e obrigação para fomentar o esporte, inclusive com setores voltados a esse fim, não tem a mesma presença. Sua contribuição pífia e muito aquém de nossas necessidades é mais voltada para o marketing interno do que para resultados práticos efetivos que poderiam nesses 24 anos ter projetado Aquidauana como o maior cenário da canoagem no Brasil.
Temos pistas naturais para as mais diversas modalidades da canoagem, desde velocidade com águas paradas até corredeiras e cachoeiras como os Distritos de Palmeiras, Piraputanga e Camisão, justamente uma região com grande vocação para o turismo. Temos a Lagoa Comprida e grande extensão do Rio Aquidauana no perímetro urbano da cidade, o que permitiria a execução de grandes projetos e até preparação de atletas para a próxima olimpíada no Rio de Janeiro daqui 3 anos.  Temos ainda grandes talentos, que sem muita procura surgem dos bairros e lares carentes.
O maior objetivo desse blog é noticiar, pela ferramenta da internet, tudo o que acontece na canoagem de Aquidauana, eventos e principais incentivadores, para que TODOS os canoístas em atividade ligados na NET tenham conhecimento em tempo real de quem existe ou não nesse universo.
Vamos enaltecer quem ajuda e chamar a responsabilidade de quem deveria e poderia ajudar de forma mais significativa. A canoagem merece esse trabalho pois não é apenas um esporte, mas pode ser um divisor de águas na vida de muitas pessoas.
Em algumas fotos antigas observa-se o nosso atual prefeito Fauzi dando entrevista a emissoras de TV, recebendo premiação, sendo aclamado como um dos maiores atletas do estado naquela época.  Foi campeão estadual da modalidade 4.5 em 1989. Participou ativamente de todos os treinos, viagens e competições. Uma figura tímida que saiu do anonimato pelo caminho da canoagem. E é isso que desejamos para muitos jovens promissores desta geração. A integração social e profissional pelo esporte.
O prefeito Fauzi presenciou desde o primeiro dia nossa luta diária em busca de cada patrocínio. Juntos usufruimos das conquistas e sofremos as decepções. Tenho autoridade moral para concluir que o campeão estadual Fauzi fez muito mais pela canoagem como cidadão e atleta do que como homem público e administrador.
Esperamos que em algum momento sua sensibilidade desperte para essa Associação e escolinha de iniciantes, para essas crianças carentes que poderão também ser no futuro tomadores de decisões. Esperamos investimentos significativos, como verificados em outros esportes, inclusive no laço comprido cuja parceria com a administração municipal tive oportunidade de intermediar pessoalmente, com grande retorno para ambos os lados.
Agora é a vez da canoagem. Existe um horizonte muito maior do que “manter” o que já existe. O ambiente é favorável para criar novos projetos, expandir os já existentes. A canoagem possui forte apelo ecológico, um produto de marketing por si só.  Seria mediocridade subestimarmos esse potencial e ingratidão relegar ao esquecimento um passado tão glorioso.
Vamos trabalhar para dar vida a canoagem. Aos canoístas (mesmo que de outras cidades) interessados em treinos de fins de semana, conhecer os lugares divulgados nas fotos, podem agendar com Roberto Girotto no celular 99158657.     
Que esse blog: www.canoaqui.blogspot.com seja o novo veículo oficial de comunicação entre canoístas e interessados em se tornar canoístas.
VALTEMIR

1989 - Ônibus fretado pela Associação


1988 - Final do 1º Campeonato Estadual (Fauzi, Artur Padial, Valtemir, Ubiratan e Alexandre)


1988 - Principais patrocinadores


1989 - Cachoeira de Camisão


1990 - 1º Rally de Bonito - MS


1989 - Cachoeira do Serrano

1989 - Cachoeira do Morcego

1989 - Coxim - MS

1989 - Aquidauana (1º lugar nas 3 categorias)

1990 - Costa Rica - MS

1992 - Pantanal - MS

1992 - Percurso Aquidauana - Passo da Lontra/MS

1992 - Chegada - Passo da Lontra (5 dias de percurso)

1992 - Cachoeira de 5 metros em Bonito - MS

1992 - Bonito - MS

1993 - Córdoba - Argentina


1993 - Cordilheira dos Andes


1993 - Foz do Iguaçu - Embarque para o Sul Americano de Canoagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário